domingo, 8 de janeiro de 2012

The Small Faces

Banda britânica que surgiu em Londres no ano de 1965, de grande importância para a história do Rock inglês. Fundada por Steve Marriott e Ronnie Lane, junto Kenney Jones Jimmy Winston teve uma graqnde aceitação pelo público Mod que formavam durante a década de 60, chegando até mesmo rivalizar com The Who pelo status de banda principal.

Marriott e Lane se conheceram no ano de 1965 quando Lane foi em Manor Park, Marriot trabalhava no J60 Music Bar, para combrar um baixo. Foi então que se combinaram de verem uns dicos na Marriot, nesto memento formava se a base da banda. Ao lado Kenney Jones e Jimmy Winston, rapidamente progrediram dos ensaios para apresentações em pubs e clubes noturnos, embora sua formação não estivesse completa. Marriott ainda estava aprendendo a tocar guitarra, mas sua voz explosiva chamava cada vez mais atenção. Eles foram ajudados pelo cantor Elkie Brooks, que ficou impressionado com o poder vocal de Stevie, recomendando-os à Maurice King, dono de um pub que começou a arranjar trabalho em Londres e suas redondezas.

O grupo assinou Don Arden pela gravadora Decca, lançando alguns compactos mod/soul altamente energéticos pelo selo. Seu compacto de estréia foi "What'cha Gonna Do About It" em 1965, seguido de "I've Got Mine". Winston foi excluído da banda, vindo o mais experiente Ian McLagan (ex-Artwoods) quando entraram nas paradas de sucesso com "Sha-La-La-La-Lee". O primeiro disco da banda, Small Faces conseguiu sucesso considerável, junto a popularidade que crescia, com aparições cada vez mais frequentes em programas de TV e turnês incessantes pelo país. Mas em 1966, apesar de ser um dos grupos que mais faturavam com shows no Reino Unido e tendo alcançado diversas colocações na Top 40, eles não recebiam quase nada de seu merecido dinheiro. Depois de uma briga com Arden, eles romperam tanto com o empresário quanto com a Decca.

Os Small Faces imediatamente conseguiram um contrato com a recém-formada Immediate, formada pelo ex-empresário dos Rolling Stones Andrew Loog-Oldham. Recebendo uma conta aberta nos estúdios Olympic em Barnes, Londres, a banda progrediu rapidamente, trabalhando bem próximos ao engenheiro-de-som Glyn Johns e lançando a partir daí vários clássicos. O primeiro compacto pela Immediate foi o audacioso "Green Circles", claramente influenciado pelo uso de drogas, e que conseguiu escapar à censura apesar de suas referências explícitas à anfetaminas. Um inovador álbum de mesmo nome se seguiu, e embora não tenha alcançado tantas vendas, foi aclamado por vários outros músicos, excercendo forte influência em outras bandas. O compacto "Itchycoo Park", lançado em 1967, tornou-se uma das músicas mais conhecidas dos Small Faces, obtendo grande sucesso nos Estados Unidos. Também foi a primeira gravação britânica a usar phasing, um efeito criado pelo engenheiro-de-som Geoge Chkiantz em 1966. Em seguida veio o avassalador épico-soul "Tin Soldier" (gravado com a cantora P.P.Arnold), que permanece como uma de suas melhores canções e indubitavelmente um dos melhores compactos pop da década.

Embarcando em algumas paradas britânicas chegou a excursionar pela América em 67. Nesse período, Marriott compôs Itchycoo Park e Lazy Sunday, uma crítica bem humorada ao conservadorismo inglês que Laine cantou com um acentuado sotaque cockney. Em maio de 68 saiu Ogdens’ Nut Gone Flake, que vinha em embalagem que se parecia com as latas de tabaco vendidas na Inglaterra, Fazendo sucesso com certos toques psicodelicos, inícios de um novo perído que viria a tomar o rock inglês.

Marriott saiu em 1969, frustrado com a incapacidade do grupo de se livrar de sua imagem pop, formando uma nova banda, Humble Pie, com Peter Frampton. A última música lançada na carreira da banda é a folk "The Universal", gravada com adições no estúdio por cima de uma gravação feita em um toca-fitas por Marriott em seu quintal tocando violão. Um compacto e álbum, The Autumn Stone, foram lançados no ano seguinte, e incluíam seus principais sucessos pela Immediate, além de gravações ao vivo e sobras de estúdio. Lane, Jones e McLagan logo juntaram forças com o ex-vocalista do Jeff Beck Group Rod Stewart e Ron Wood. Eles ainda lançariam mais um disco como Small Faces antes de se tornarem simplesmente The Faces e mais tarde Rod Stewart & The Faces.


Nenhum comentário:

Postar um comentário